MOMMY MAKEOVER


CIRURGIA PLASTICA E GRAVIDEZ


GESTACAO E CIRURGIA PLASTICA

 

pregnant_01_mod.gif

MOMMY MAKEOVER
CIRURGIA PLASTICA E GRAVIDEZ
GESTACAO E CIRURGIA PLASTICA

 

Dr José de Faria

 

Apos uma gravidez, muitas mães sentem-se desamparadas e aflitas com as mudanças que ocorrem no corpo e com a expectativa de como ficarão após as transformações que aconteceram no seu fisico regredirem e se estabilizarem. O bombardeio da mídia com imagens de modelos e celebridades que mostram um fisico invejável pouquíssimo tempo após o parto contribui muito para que grande parte das mulheres procurem ajuda e informação sobre como deverão fazer para recuperar a forma física que almejam.


Algumas informações são fundamentais para que o processo de retorno seja o melhor e o mais saudável possível. A primeira delas diz respeito aos cuidados que devem ser tomados durante a gravidez - manter um ritmo e uma qualidade de atividade física adequados para o período de gestação, controle nutricional com alimentação equilibrada  e vigilância sobre o ganho de peso, alem de hidratação e cuidados com a pele são pontos fundamentais, e serão determinantes para as formas do corpo após a gravidez.


Apos o nascimento, a perda inicial de peso relativa ao bebê, ao conteúdo uterino e ao liquido que costuma ficar retido ao final da gestação pode ser potencializada com algumas pequenas e simples ajudas, sem a necessidade do uso de formulas magicas ou de medidas extremas. Caminhadas e exercícios físicos diários ajudam muito, não somente pelo gasto calórico que proporcionam, mas também por mecanismos indiretos que envolvem hormônios como a insulina - decisivos no perfil metabólico e no padrao de depósitos de gordura - além de proporcionarem uma sensação de bem estar fundamental para o sucesso dessa empreitada. A amamentação possibilita, alem de todos os benefícios para o bebê, um gasto calórico importante para a mae e um estimulo para o retorno mais rápido das estruturas abdominais as suas formas não gravídicas.


Salvo em raras exceções, nenhum procedimento cirúrgico deve ser realizado antes de seis meses após o parto. Muitas mulheres preferem marcar uma consulta com seu cirurgião plástico durante esse período para se informarem sobre as possibilidades e necessidades do seu caso, até para poderem se preparar para o momento da realização dos procedimentos futuros, o que pode ser bastante benéfico para o sucesso desse processo.


Mesmo observando os cuidados durante a gravidez e o puerpério, algumas alterações hormonais e as inevitáveis variações do volume e do peso corporal usualmente causam alterações que não se revertem somente com dieta e exercícios, e que podem ser tratadas pela Cirurgia Plástica. Alguns depósitos de gordura em locais indesejáveis podem ser de difícil reversão, mesmo que o peso esteja ideal ou ate abaixo dele, e podem ser abordados com lipoaspirações localizadas. O abdome sofre alterações de volume que podem ter como consequência o afastamento dos músculos retos do abdome - deformidade conhecida como diastase dos retos - e a pele pode não retrair o suficiente para voltar ao seu tônus original, sendo indicada uma abdominoplastia ou mini-abdominoplastia com a retirada do excesso de pele e o tratamento da diastase dos retos, devolvendo-os a sua posição adequada e diminuindo o aspecto globoso do abdome - a tao indesejada `barriguinha`. A alteração das mamas mais frequente é o aumento do volume durante a gravidez, seguido da sua diminuição, de tal forma que o volume final fica aparentemente menor do que o de antes da gestação, podendo ser corrigido com a colocação de um implante (prótese de mama) se as mamas estão próximas da sua posição ideal, ou de uma mastopexia (lifting de mama), caso o excesso de pele esteja causando um aspecto caído das mamas (ptose mamaria). A vulva também pode merecer atenção, principalmente no caso dos tecidos estarem com aspecto caído ou com excessos - a ninfoplastia ou labioplastia é um procedimento onde o excesso de tecido dos pequenos lábios é removido, ao mesmo tempo que pode ser melhorado o seu tônus e o aspecto dos grandes lábios, através de lasers especiais e enxertos de gordura retirados da própria paciente, podendo estes procedimentos serem acompanhados de uma cirurgia para melhora do tônus esfincteriano da vagina - uma perineoplastia. Estes procedimentos sobre o abdome as mamas e a vulva podem proporcionar, alem das repercussões estéticas, melhoras funcionais significativas.


É fundamental para que a gestante esteja segura com seu corpo e consciente das transformações e consequências da gestação para a sua forma física que a informação seja o mais clara e completa possível, e que a mulher tenha noção não somente das perspectivas de mudança do seu fisico, como das possibilidades de tratamento e correção das consequências indesejáveis de algumas dessas alterações.